Seguro Automóvel

Compare entre mais de 15 Companhias

Peça uma Simulação Gratuita

A AZEONI Seguros oferece simuladores grátis para o ajudar a encontrar os melhores Seguros para si e para a sua família

Como podemos ajudar?

O que é o Seguro Automóvel e como funciona?

O Seguro Automóvel é indispensável para quem anda na estrada, quer seja em deslocações profissionais, nas deslocações do dia-a-dia ou em viagem, é fundamental saber que está completamente protegido como condutor ou como passageiro nas suas deslocações no seu veículo automóvel. Em Portugal, o seguro de responsabilidade civil (incluído num Seguro Automóvel) é obrigatório.

Qualquer proprietário ou condutor de um veículo é responsável por qualquer prejuízo que possa causar a um terceiro. Em caso de acidente em que se encontre culpado, e em caso de prejuízo, terá de pagar uma indemnização ao terceiro (por danos corporais ou materiais). Por vezes, os valores desta indemnização podem alcançar valores bastante elevados. O Seguro Automóvel contra Terceiros estará lá para o ajudar com os custos destes acidentes, independentemente de o responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para o fazer. Esta protecção de Responsabilidade Civil cumpre a Lei Portuguesa de obrigatoriedade para a circulação de veículos terrestres a motor, incluindo os seus reboques.

Juntamente com a Protecção de Responsabilidade Civil podem ser incluídas outras proteções que salvaguardam o seu bem estar enquanto circula. Pode incluir Assistência em Viagem, para em caso de um acidente ou de avaria, poder ter o seu veiculo transportado para o local que mais lhe convém.

Existem ainda várias opções que tornam o seguro automóvel mais completo, como em caso de avaria ou acidente estar garantido o reboque do veículo, o transporte de pessoas e bens e o fornecimento de outro veículo até ao final da viagem. Também é possível obter protecção jurídica (os custos de um advogado que represente os interesses do segurado e as despesas decorrentes de um processo judicial ou administrativo), e privação temporária de uso (garante o pagamento de uma compensação pelos prejuízos resultantes da impossibilidade de utilização do veículo seguro durante um determinado período, por exemplo, enquanto o veículo está a ser reparado).

O Seguro Automóvel garante:

DANOS MATERIAIS

Opção Base

Seguro Automóvel contra Terceiros estará lá para o ajudar com os custos de acidentes com danos materiais, independentemente de o responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para o fazer.

DANOS CORPORAIS

Opção Base

Seguro Automóvel contra Terceiros estará lá para o ajudar com os custos de acidentes com danos corporais, independentemente de o responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para o fazer.

AVARIA

Existem várias opções que tornam o seguro automóvel mais completo, como em caso de avaria ou acidente estar garantido o reboque do veículo, o transporte de pessoas e bens e o fornecimento de outro veículo até ao final da viagem

A AZEONI Seguros ajuda-o a encontrar a melhor solução

A AZEONI Seguros ajuda-o no processo de transferência do Seguro Automóvel

Um Seguro Automóvel ajuda-o a proteger-se a si próprio, ao seu automóvel, e a sua família

A AZEONI Seguros ajuda-o na escolha do melhor Seguro Automóvel, compare o seu seguro automóvel em mais de 15 Seguradoras

Com um Seguro Automóvel esta salvaguardada a responsabilidade civil da Pessoa Segura (obrigatória em Portugal)

Escolha entre vários tipos de cobertura, incluindo opções facultativas, para que esteja 100% coberto

A AZEONI Seguros ajuda-o a escolher o seu seguro ideal com o nosso atendimento ao cliente

Sabia que?

Se lhe baterem no carro e não for possível identificar o culpado, pode reclamar junto do Fundo de Garantia Automóvel (FGA)?

Simular

O Fundo de Garantia Automóvel indemniza as vítimas de acidente em caso de acidente quando o culpado é desconhecido ou não tem seguro. 

Este fundo público, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), indemniza as vítimas pelos danos resultantes de acidentes de viação em que o responsável é desconhecido ou não tem seguro válido. Existe desde 1979 e é financiado por todos os condutores com seguro automóvel, revertendo 2,5% do prémio anual do seguro obrigatório para o fundo.

Esclareça as suas dúvidas sobre o
Seguro Automóvel

Em Portugal o Seguro Automóvel é obrigatório, e qualquer veículo para o qual não foi feito um Seguro Automóvel encontra-se numa situação ilegal. As consequências são então uma possível apreensão do veículo, e uma coima. Numa situação de acidente, um condutor (ou proprietário) que não tenha seguro pode sempre ser responsabilizado pelo acidente independentemente de ter provocado (ou não) o acidente. Nesta situação, este condutor (ou proprietário) será responsável pelo pagamento de todas as indemnizações devidas, sem qualquer ajuda de um seguro.

Em caso de acidente, um Seguro Automóvel estará lá sempre para o ajudar: quer seja a recuperar o seu veículo (ou a recuperar fisicamente do acidente), ou a efectuar as indemnizações devidas caso tenha provado um acidente. Como o pagamento das indemnizações é obrigatório (independentemente de o responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para o fazer), um Seguro Automóvel inclui seguro de responsabilidade civil e também de veículos terrestres a motor e seus reboques. Assim, nunca terá de se preocupar em caso de acidente.

Cada Seguro Automóvel é diferente, mas há certas condições que estão presentes em todos os Seguros Automóveis pois são as condições obrigatórias em Portugal. Em Portugal o seguro obrigatório inclui, no mínimo, o pagamento das indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, com excepção do condutor do veículo. A partir de 1 de Junho de 2012, estes valores têm de cobrir € 5.000.000 por acidente para danos corporais e € 1.000.000 por acidente por danos materiais.

Para além das opções base de um Seguro Automóvel (proteção contra danos corporais e materiais), cada seguro terá opções facultativas. Algumas destas opções incluem: 1) a assistência em viagem para o veículo seguro e seus passageiros, 2) em caso de avaria ou acidente, o reboque do veículo, o transporte de pessoas e bens e o fornecimento de outro veículo até ao final da viagem, 3) protecção jurídica (os custos de um advogado que represente os interesses do segurado e as despesas decorrentes de um processo judicial ou administrativo), 4) privação temporária de uso (garante o pagamento de uma compensação pelos prejuízos resultantes da impossibilidade de utilização do veículo seguro durante um determinado período, por exemplo, enquanto o veículo está a ser reparado).

Cada segurador terá períodos de investigação diferentes. Em Portugal a lei diz, que após ter conhecimento de um sinistro, o segurador tem 2 dias úteis para fazer o primeiro contacto com o lesado e marcar as peritagens. Seguidamente, o segurador deve comunicar ao tomador do seguro ou segurado e ao terceiro lesado a sua decisão sobre a responsabilidade pelo acidente.